Espírito Santo para iniciantes

Nasci e cresci no Espírito Santo, esse estadinho escondidinho entre o Rio de Janeiro e a Bahia. Ainda bem. Só quem descobriu o ES foram os mineiros, alguns candangos e paulistas.

 Ano passado voltei ao ES depois de 2 anos e meio morando na Europa. Como levei meu marido viking, fiz um roteiro para que ele pudesse ver de tudo um pouco: mata, cachoeira, e muita, muita praia!

Para começar: nos hospedamos em Vila Velha, na praia de Itapoã, a minha favorita, que abriga lado a lado uma colônia de pescadores e a turminha high society da cidade. O hotel foi o Costa do Sol Hostess, de frente para a praia. Ficamos na suíte executiva no oitavo andar, com varanda e uma vista impagável para o marzão.

            Vista da varanda do hotel Itapoã

Adoramos a estadia no hotel, o atendimento foi excelente e a suíte era confortável, mas nada luxuosa. Acho que só pela vista que tínhamos dali, já teria valido a diária (R$ 180 em janeiro de 2006). O café da manhã era OK, mas nada impressionante. http://www.hotelcostadosol.com.br/

 Ao sul de Vila Velha fica a famosa Guarapari, cidade praiana bem badalada no verão. Mas antes de chegar a Guarapari fica uma praia que foi meu refúgio durante meus anos de universidade: Setiba. Setiba tem 3 partes: A parte farofada, com quiosques e boa para famílias com crianças pois a água é calminha e transparente; Setibão, ótima para surfistas, e setibinha, a minha prainha que fica entre as duas outras, mas pouca gente tem a idéia de parar por lá. Lá tem um único restaurante que é ótimo e serve uma moqueca capixaba divina. O restaurante se chama Terra do Sol (se não me engano..).  Para se chegar lá, a gente pega a Rodovia do Sol e vira na entrada de Setiba depois de uns 20 minutos dirigindo (tem uma plaquinha no trevo). A primeira praia que a gente vê é a da farofada – daí na rua da praia a gente vira à esquerda e segue pela estradinha de chão até chegar na parte deserta da praia.

Setiba  Piscina

Depois fomos para o norte, quase na divisa do ES com a Bahia. A cidade de Itaúnas é famosa por seu forró que dura a noite inteira, e também pelas dunas que soterraram o antigo vilarejo.

A atriz e escritora Elisa Lucinda tem casa lá, e vive por lá de biquini e pé na areia. Aconteceu da gente encontrá-la no restaurante em Riacho Doce, e sim, tirei foto com ela, hahaha. Sou fã mesmo.

Itaúnas lota no revéillon, carnaval e páscoa, mas geralmente é bem pacata e tranquila. O melhor sanduíche do mundo eu comi no McDunas, em Itaúnas 🙂 Imperdível. Nos hospedamos na Pousada Zimbauê, que é beeem simples, tem um café da manhã simples e os colchões quase acabaram com a minha coluna….

Capoeira parque praia 

Pertinho de Itaúnas, 15 minutos de carro a gente chega em Riacho Doce, divisa com a Bahia. Que tal?

cascata moqueca

redes lindo!

No dia seguinte fomos para Costa Dourada, já na Bahia. Não ficamos muito por lá, apesar de termos sombrinha, o sol estava escaldante e a praia não tinha muita infraestrutura. Aliás, quase nenhuma 🙂 Mas o visual era de morrer…

costa dourada 

Já de volta a Vila Velha, a próxima aventura era uma cachoeira. Pra quem tem tempo de sobra, deve dirigir até Matilde (mais ou menos 3 horas de carro), mas como tínhamos voltado de Itaúnas (5 horas de carro), preferimos ir a uma cachoeira mais próxima. Assim resolvemos ir pra Santa Leopoldina, a apenas 40 minutos de carro.

Passamos primeiro no Véu da Noiva, mas fiquei tão arrasada com a situação – transformaram o lugar em parque aquático!!! – que resolvemos ir embora dali. Assim fomos parar na Moxafongo, que também está bem farofada, mas nada comparado ao Véu da Noiva.

Moxafongo  igrejinha em santa leopoldina

No caminho pra Santa Leopoldina encontramos um bicho-preguiça na estrada, a ponto de ser atropelado e morrer… paramos o carro e meu irmão pegou a bichinha, e levou-a segura para o outro lado. Só saímos dali quando vimos que ela já tinha subido uma árvore.

bicho preguica

Resumindo: o ES tem destinos para todo tipo de viajante, o clima é sempre quente, apesar de ter também clima de montanha a apenas 40 minutos da capital – subindo a serra chega-se a Domingos Martins, cidade colonizada por alemães e que é cheia de ótimos festivais em julho.

Para comer: dessa última viagem, me lembro de lugares excelentes onde a gente comeu: o Mr. Picuí, na Praia do Canto, que serve comida nordestina deliciosa; no Shopping Vitória comemos num restaurante mineiro a quilo, simplesmente divino, o Coração Mineiro; jantamos um dia na churrascaria Minuano, na orla de Camburi (não deixe de tomar um coquetel de frutas lá antes do jantar); um churrasquinho no calçadão da Praia da Costa, num trailler chamado Sadan; sucos de todos os tipos e açaí na tigela com granola e banana, no Bully’s, na Praia do Canto.

Anúncios

Sobre Flavia

Uma brasileira que saiu do Brasil à francesa em 2003 e nunca mais voltou
Esse post foi publicado em Viajando. Bookmark o link permanente.

11 respostas para Espírito Santo para iniciantes

  1. Andréa de Oliveira disse:

    EI FLAVINHA!!!! BICHO ,AINDA DIZEM POR AI Q NAO EXISTE COINCIDENCIA.EU E BRUNO ENTRAMOS NO GOOGLE PRA VER FOTOS DE RIACHO DOCE,COMECEI A VER AS FOTOS E RECONHECI O FRED,DISSE AO BRUNO : ‘PARECE O IRMAO DA FLAVINHA”,AI FUI VER E NAO É Q ERA VC Q TINHA ESCRITO!!!! BJAO PRA VC QUERIDA!!!!! SDADDES!!!!

  2. Odair disse:

    Engraçado, eu moro tão próximo dessa praia (Riacho Doce) e não a conheço, acho que ainda essa semana vou lá conhecer, abraço à todos que divulgaram essas fotos lindas.

  3. djalma amaro feu disse:

    esta sua viagem,passando pelo nosso grandioso espirito santo, so nos deixa orgulhosos desta divulgaçâo sobre o nosso turismo vcs mostraram o quanto nosso estado e lindo . A nossa culinaria ,nossas praias e muito mais continuem assim,pois vcs so engrandecem o nosso turismo, que e tao pouco divulgado por nossos governantes; obrigado abrcs djalma

  4. Keila disse:

    ´Venho através, deste email esclarecer que você deve ter se enganado quanto as características citadas sobre a pousada Zimbauê, quanto a colchões pelo menos em três apart. que eu conheci são colchões muito bons , altos e novos. Roupa de cama branca e de mais ou menos 200 fios , sem falar da ducha com aquecimento solar que proporciona muito conforto ao banho. Café da manhã variado com os pães caseiros fofinhos feitos na própria pousada.Fiquei bastante satisfeita não so com o serviço mas com a estrutura física da pousada que é rustica e charmosa.

    • afrancesa disse:

      Querida Keila, não me enganei não, portanto não preciso do seu esclarecimento 🙂 é apenas a opinião de uma pessoa extremamente exigente com colchões, euzinha. Se você é a dona ou alguma coisa parecida, por favor, considerem colchões box ou de mola (de qualidade!), porque no quarto onde eu dormir o colchão era de espuma e dos mais ruinzinhos.

  5. Humberto disse:

    Flávinha, desconsidere os comentário que ñ sejam sobre o estado do ES, tem gente prá tudo rsss.
    Bgdo por me mostrar lugares (fotos) de lugares que morando aqui a 20a (Sou do Rio-bairro-Largo da Glória) e ñ conhecia, mtos dos lugares que vc fotografou… Seu irmão fez um ato de ‘grande’ salvando o bicho prequiça( risos)
    Um bom ano para vcs e que cont… a fazerem fotos!
    Um bju no seu coração.
    Humberto.

  6. Alessandra Delevidove disse:

    Olá sou do ES ,morava em vila velha, agora moro em Porto Alegre RS, adorei todas as fotos e seus comentários , felicidades!

  7. Marina disse:

    Oláá… Sou do Rio de Janeiro e estou querendo passar as férias em Itaúnas. Estou em dúvida, não sei se vale a pena, pois são mais ou menos 10 horas de viagem (muito chão rs)
    Tem cachoeira em Itaúnas também?? ou um bairro próximo…
    Se puder, me dê dicas de lugares para conhecer…
    Adorei suas fotos. Só me deixou mais animada para conhecer esse lugar espetacular
    Bjs querida!!

    • Flavia disse:

      Marina, não sei se tem cachoeiras em Itaúnas. Indo de carro, você pode passar por Matilde, ao sul de Vila Velha, paraíso de cachoeiras no ES. Planeje uma estadia de alguns dias por lá 🙂 Itaúnas é praia e dunas, tem rio também.

  8. sonia disse:

    Parabéns Flavia, amei a divulgação! Eu tbm amo o Es principalmente as prais do norte que você mostrou muito bem! Bacana!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s